Eventos

Padrão

Dança Sênior – Universidade Aberta a Terceira Idade – USP.

A energia da dança Sênior é contagiante. Fazemos amizades, trabalhamos o humor, estimulamos o corpo e por fim o dia fica mais feliz. Essas são as palavras do Gerontologista Fabrício Oliveira que participou de mais uma seção aplicada aos alunos do programa da Unati – USP. 

O Psicólogo e Gerontologista Fabrício Oliveira foi pessoalmente conhecer e participar do evento Café Memória em Portugal. Um grande projeto idealizado pela Alzheimer Portugal. 

O CAFÉ MEMÓRIA é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, aos seus familiares, amigos e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo.

Aqui poderá encontrar um ambiente acolhedor, reservado e seguro onde se facilita a interação entre todos, se oferece apoio emocional, informação útil e promove a participação das pessoas em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, num contexto informal.

A missão do CAFÉ MEMÓRIA consiste em reduzir o isolamento social em que muitas das pessoas com demência e os seus familiares e cuidadores se encontram, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Pretende ainda sensibilizar  a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado.

Fabrício Oliveira foi convidado para participar do evento “Encontros da Longevidade” em Brasília, um evento novo que já é consolidado na agenda anual da cidade coordenado pelas profissionais Rachel Formiga e Liana Alagemovits.

No Talk Show do “Encontros da Longevidade” em Brasília a Jornalista Liana Alagemovits conversou com o Psicólogo e Gerontologista Fabrício Oliveira sobre inclusão digital na longevidade. Fabrício trouxe aplicativos de controle de saúde, relacionamentos, controle de medicação de remédios entre outros que hoje existe para facilitar a vida dos longevos.

A Lagoa no centro da cidade de João Pessoa foi palco para o evento do dia 15 de Junho dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

Fabrício Oliveira marcou presença nesse evento e também participou ao vivo em um jornal local sobre a importância de denunciar e não ficar em silêncio. O psicólogo e também gerontologista vem há cinco anos trabalhando e conscientizando que a violência a pessoa idosa é crime e pode levar o agressor para cadeia. O evento teve a presença do grupo de dança do SESC João Pessoa e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso que organização a ação.

A festa junina do Condomínio Cidade Madura foi de muito arrasta-pé e o Gerontologista Fabrício Oliveira não deixou ninguém parado.

O Condomínio Cidade Madura fez sua festa junina com muito arrasta-pé. Os idosos moradores do Condomínio de Guarabira fizeram questão comemorar juntos essa linda festa. O gerontologista Fabrício Oliveira não deixou as idosas paradas, fez a animação e dançou muito com elas. 

Dia Mundial de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa – Fabrício Oliveira que é Especialista em Envelhecimento trás sua contribuição a mídia e a sociedade.

No dia Mundial de Combate a Violência a Pessoa Idosa a TV ARAPUAN conversou com o Psicólogo Fabrício Oliveira que fez um panorama de dados sobre a violência a pessoa idosa segunda a Secretária Federal de Direitos Humanos – Autarquia de Brasília. “Muito triste com esse aumento de denúncias, porém de contra-partida mostra a coragem das vítimas em denunciar” Diz o especialista.  

Confraternizar e eternizar momentos no Condomínio Cidade Madura

O Psicólogo do Condomínio Cidade Madura participou da confraternização de fim de ano dos moradores. Fabrício Oliveira ficou emocionado com a peça teatral do grupo de idosos do Centro Social Urbano de Mandacaru. “Foi lindo, me lembrei do meu tempo de criança, onde minha mãe me levava à igreja central para assistir as lindas apresentações, parabéns a todos” afirma o psicólogo.

 

Fabrício Oliveira participar do Auto de Natal do Grupo da Melhor Idade Creuza Pires atuando como um dos Três Reis Magos.  

O auto de Natal do grupo de idosas Creuza Pires teve uma participação inusitada, a presença do Psicólogo Fabrício Oliveira como Rei Mago. Ao saber que faltava um participante do grupo a coordenadora Shillon Gama pediu ao psicólogo que foi assistir o espetáculo grupo, a sua colaboração em ajudar o grupo representando um dos Reis Magos. O evento aconteceu no Hospital e Maternidade Cândida Vargas em João Pessoa-PB. Uma maternidade que tem um projeto lindo chamado “mães cangurus” com crianças prematuras. No auto representando o menino Jesus, foi levado um bebe de verdade filho de uma mãe que assistia na plateia essa linda apresentação.

O Psicólogo Fabrício Oliveira passou à tarde do dia 27 de julho no SESC João Pessoa nas comemorações do dia dos avós.  

No Brasil e em Portugal, o dia dos Avós é comemorado em 26 de julho, data escolhida em razão da comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Os avós tem um significado muito importante devido as experiências e ensinamentos acumulados. Por anos associávamos avó e avô de cabelos brancos e aposentados. Hoje verificamos uma mudança de paradigmas com uma nova geração de avós jovens, cuidando do corpo, da auto estima, saíram do estigma de cadeira de balanço, crochês e contar historinhas. Seus dias são resumidos em cruzeiros, praias, passeios, bailes e redes sociais sempre buscando amizades e dando um adeus a solidão. O SESC João Pessoa preparou uma tarde maravilhosa para os avós, que se caracterizaram de crianças e fizeram bonito no palco. No final quem ganhou o prêmio da idosa de mais idade no evento foi dona Maria Carneiro depois de mostrar seu RG, nasceu em Abril de 1930. Está lúcida, animada e feliz. Parabéns dona Maria que Deus sempre abençoe essa sua longevidade.

O TSI do SESC de João Pessoa comemorou seu arraiá dia 29, com a presença do Psicólogo Fabrício Oliveira. 

O SESC promoveu um arraiá de muito forró com comidas típicas e brincadeiras.Os idosos passaram uma tarde de muita alegria e descontração, ao som do trio pé de serra. Fabrício Oliveira participou do evento que mostra a capacidade do idoso de sair de casa e se divertir independente de idade e local onde reside, esse é o público que o psicólogo gosta e trabalhar, idosos imponderados de suas vidas. 

O Psicólogo Fabrício Oliveira participou no ultimo domingo do “ARRAIAL DA AMIZADE”  da Vila Vicentina Júlia Freire. 

A Instituição de Loga Permanência Vila Vicentina Júlia Freire realizou seu tradicional arraial de todos os anos, no ultimo domingo dia  25 de junho. Foi uma festança para os idosos e convidados, regados de muito forró e baião, Fabrício Oliveira marcou presença pelo 3º ano. “Dancei muito forró com as idosas, assim alimentamos a alma de paz e amor e damos alegria gratuita a quem tanto precisa” relata Fabrício muito emocionado.      

    

O psicólogo e especialista em idosos Fabrício Oliveira, abraça com carinho a II ação solidária do grupo CTMO, coordenada pela jornalista Joyce Haschild.

II Ação solidária do Grupo do CTMO na Instituição de Longa Permanência AMEM contou com mais profissionais apoiando e abraçando a causa em prol de tantos idosos necessitados. Uma manicure cuidou das belas mãos das idosas deixando bonitas, higienizadas e lindas. Estudantes de medicina tiraram pressão e avaliaram a saúde e o bem estar dos institucionalizados. O Fabrício Oliveira fez questão de participar, para ela ações assim tem que ser abraçada com carinho, pois nunca se sabe o dia do amanhã.  

      

Fabrício Oliveira participa de Chá Solidário organizado pela primeira Dama da Cidade de João Pessoa dona Maísa Cartaxo.

Chá Solidário é um evento criado pela primeira dama Maísa Cartaxo sempre em prol de alguma instituição de longa permanência para idosos. A IV edição foi para o Lar da Providência  que ha 108 anos vem acolhendo idosos. Fabrício Oliveira fez questão de marcar presença, levar sua doação e conhecer de perto essa ação tão importante. “Foi uma maravilha conhecer a Gestora Irmã Rosário e a querida Jornalista Linda Carvalho. Obrigado também ao Prefeito Luciano Cartaxo pela receptividade”. Relatou o psicólogo. 

O Psicólogo Fabrício Oliveira se emociona na festa do aniversariante do mês da Vila Vicentina Julia Freire.

Emocionar pessoas com uma bagagem de vida e acima de 70 anos é difícil. Mas o Psicólogo Fabrício Oliveira conseguiu. Na festa do aniversariante do mês da Vila Vicentina o bolo emocionou os aniversariantes e os convidados.  “Um gesto tão simples, prometi levar um bolo, e tive a ideia de fazer papel de arroz com as fotos dos aniversariantes junto com a minha, para ficar em cima do bolo, para eles foi uma festa, como se eles tivessem fazendo um aninho de vida, fiquei emocionado” diz o Psicólogo.  

  

“Passar a tarde pulando frevo e curtindo marchinhas de carnaval faz bem ao coração” afirma o Psicólogo Fabrício Oliveira no baile de carnaval dos idosos do TSI – SESC João Pessoa.    

Muito frevo e marchinhas, assim foi o baile dos idosos do Tsi do Sesc João Pessoa. PB. Fabrício Oliveira passou uma tarde agradável curtindo o baile na companhia dessas pessoas que fazem a diferença. “Fico muito feliz ao ver esse grande público saindo de suas casas e curtindo a vida” diz o Psicólogo que trabalha com envelhecimento ativo e mostra uma idosa com uma bengala pulando frevo, fazendo a bengala um simples adereço para sua folia. 09/03/2017.

 

Para Fabrício Oliveira que é Especialista em Idosos. “O idoso tem que sair de casa e ir pra rua dançar, curtir, se divertir e ser protagonista de sua história”.  

Os coordenadores da UAMA – Universidade Aberta a Maturidade, convidaram Fabrício Oliveira para o bloco de carnaval. O local escolhido foi o Museu dos Três pandeiros no centro de Campina Grande. Foi uma tarde de muito frevo, machinhas e diversão. “É isso ai, o idoso tem que vim pra rua dançar, curtir e ser protagonista de sua própria história”, diz o Psicólogo.  

 dscn4113dscn4109dscn4110  dscn4123 dscn4124 dscn4144 dscn4147 dscn4150 dscn4161

Para o Psicólogo Fabrício Oliveira que é Especialista em Idosos, atividades motoras são bem para as instituições de longa permanecia.

Segundo o Psicólogo Fabrício Oliveira o tempo é um vilão para nossa coordenação motora, mais existem anjos que sempre se lembram desse fato, e trás atividades para continuar exercitando nossos membros motores. Esses anjos da turma da Joyce levaram uma atividade de pintura para que os idosos estimulassem seus membros, e eles adoraram. 08/01/2017.

  31
Dona Cicera ficou muito feliz com sua pintura, motivos de comemorar uma atividade tão simples para nós e tão desafiadora para ela. Parabéns dona Cicera ficou lindoooooo.

5

 62

Para o Psicólogo Fabrício Oliveira precisa de mais caminhadas como essa para a sociedade se conscientizar mais sobre a demanda.

“Adote um Idoso” assim que o grupo da escola técnica da UFPB caminharam na orla da capital na caminha dos idosos que acontece todo ano. Para Fabrício Oliveira que é Psicólogo e especialista em idosos, precisa de mais caminhadas, de mais mobilização para conscientizar toda a sociedade, pois a cada dia mais uma pessoa completa 60 anos com muita saúde e independência. Segundo o especialista em 2050 o Brasil vai ocupar o 6º lugar de mais idosos no mundo.   7/12/2016

dscn3776  dscn3815 dscn3818 dscn3819 dscn3820 dscn3830 dscn3843 dscn3848

2º Seminário Interdisciplinar da Maturidade e Cidadania – SIMAC Fabrício de Oliveira Psicólogo e Especialista em Idosos – 21/10/2016.

Depois de Ministrar uma Palestra sobre Sexualidade na Velhice, o Psicólogo Fabrício Oliveira caiu no forró com os alunos da Universidade Aberta a Maturidade – UAMA, projeto da Universidade Estadual da Paraíba. “Com eles são assim tem que terminar em forró para terminar”. Quero parabenizar a UAMA pelo projeto tão lindo e agradecer pelo convite de participar de um evento tão rico.

1f 2f 3f 4f 5f 6f 7f

Psicólogo Fabrício de Oliveira irá ministrar curso sobre “Sexualidade na Velhice” dentro das programações do IV Congresso Internacional do Envelhecimento Humano, sediado na cidade de Campina Grande – PB, Hotel Garden nos dias 24, 25 e 26 de Setembro 2015. Um evento de grande importância para todo a sociedade e principalmente a classe Idosa. Muitos estudos, aprendizados e uma gama de conhecimento entre profissionais voltados ao envelhecimento humano e qualidade de vida do Idoso.

11986405_827879410666860_3821576452457613007_n

11952017_10203264835780225_3163515918671483381_n

Fabrício Oliveira participa do aniversário da Vila Vicentina Júlia Freire de 70 anos da Instituição.

O psicólogo foi convidado para participar dos 70 anos da Instituição de Longa Permanência Vila Vicentina Júlia Freire. ” Foi muito emocionante curtir aquele momento em que uma instituição de idosos também já é idosa, quando chego na vila sinto uma paz no coração” afirma Fabrício Oliveira.   27/04/2014. 

??????????Vila Vicentina 70 anos 04Vila Vicentina 70 anos 03Vila Vicentina 70 anos 02

O Psicólogo Fabrício Oliveira fez o lançamento do seu blog no Clube do Idoso no  bairro do Altiplano de João Pessoa – PB.

Para Fabrício de Oliveira o Clube do Idoso lhe deu sorte e trouxe muita coisa boa em sua vida. Foi devido a sua pesquisa de graduação sobre sexualidade na velhice, aplicado no clube com os idosos, que gerou interesse da TV Cabo Branco em fazer uma reportagem linkando a novela global “Amor A vida”, que retratava o preconceito da filha e  neto a simples vontade da idosa despertar o desejo de namorar novamente. A novela trouxe átona dois idosos que se apaixonaram e queriam simplesmente ter o direito de viver a vida a dois, gerando muita discussão tanto na dramaturgia como na vida real. Um fato tão simples, mais que ainda é tabu e envolve preconceitos das pessoas mais novas, para muitos jovens idosos não podem namorar e nem ter relações, um mito que culturalmente se propaga na vida de quem não quer enxergar que um dia sera idosos também.  O psicólogo termina sua entrevista com uma frase que jamais será esquecida ” Não existe aposentadoria para atividade sexual, o que existe é o preconceito na cabeça das pessoas” 

01

Imagem 030

08

04????????????????????05??????????  Imagem 065 ?????????? Imagem 070 Imagem 071

Um comentário sobre “Eventos

  1. Veronica

    Meu respeito a este psicólogo que usa
    Sua sabedoria para criar atividades para os idosos sua dedicação e de fazer inveja aquelas pessoas que não sabem lidar com pessoas da terceira idade ele é muito criativo nos faz renovar as energias e a vontade de viver bem mais que Jesus o ilumine para que seja esta pessoa maravilhosa simples criativa amorosa e simpática beijos te admiro muito

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s