CONGRESSOS; FÓRUNS E SIMPÓSIOS – SOBRE O ENVELHECIMENTO HUMANO E LONGEVIDADE

Padrão

I Simpósio de Saúde Mental em Foco: Humanização e Cuidados em Recife – PE. Fabrício Oliveira ministrou o tema: Envelhecimento Humanização e Cuidados com a Terceira Idade. Para o Psicólogo e Especialista em Idosos, sua palestra foi de grande importância devido a 90% dos ouvintes estarem ainda finalizando a graduação. “Falar sobre Longevidade, ativa o olhar de futuros profissionais para seguir a demanda devido ao boom do envelhecimento populacional” afirma o especialista. 

A RSDHEAS convidou o Psicólogo e Gerontologista Fabrício Oliveira para ministrar uma palestra com o tema “SEXUALIDAD Y LONGEVIDAD” na “3º  Jornada Provincial y 2º Internacional de Derechos Humanos para un Envejecimento Activo y Slaudable” em el marco del Día Mundial de las Personas Mayores – ONU na Universidad Abierta Interamericana da Argentina. Para o Psicólogo o convite foi desafiador e gratificante, por ter em seu curriculum sua primeira palestra internacional.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

16

15

17

Fabrício Oliveira participou do XVII Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana que aconteceu em Natal – RN em Setembro de 2019. O psicólogo falou sobre “A Tecnologia Aproximando Relações na Longevidade”

  

 

O Psicólogo Fabrício Oliveira participou do “I Congresso Pernambucano de Saúde Mental: Agir e o Transformar” na cidade de Recife nos dias 04 e 05 de maio. O profissional ministrou a palestra com o tema “Envelhecer: Trajetórias Previsíveis”. Fabrício relata que a experiência com os ouvintes foi um sucesso de interação, o mesmo levou os pontos construídos culturalmente que velhice é negativo (GERONTOFOBIA) e finalizou mostrando os prazeres de envelhecer em plenitude ativa, feliz e esperando os 100 anos bater na porta sem medo de envelhecer. Os alunos e profissionais da Psicologia entenderam bem que hoje é crescente a demanda dos Longevos e suas particularidades mentais são processos que podem ser previsíveis e mudados.

 

I Simpósio FOC – Jornada da Longevidade Ativa realizado pela Faculdade Oswaldo Cruz contou com o Psicólogo e Gerontologista Fabrício Oliveira contribuindo com um importante tema “VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO”. O profissional a grande iniciativa da Faculdade em contribuir com eventos voltados a Longevidade e a emoção de só 5 anos no mercado já dividindo mesa de palestras com importantes e renomados professoras da PUC – SP e USP, mestrandos de estradas consolidadas.

O evento “Mais Psicologia para um País que Envelhece” aconteceu no dia 1 de Outubro dia Internacional da Pessoa Idosa. Com a participação do Psicólogo Fabrício Oliveira.

A Faculdade Católica de Recife – FECAP promoveu a 3ª edição do vento “Mais Psicologia para um País que Envelhece” que aconteceu dia 1º de outubro dia Internacional do Idoso. O Conselho de Psicologia de Recife 2ª Região em parceria com a Universidade Católica são os idealizadores desse lindo evento. Um dos palestrantes veio da Paraíba, o Psicólogo e Gerontologista Fabrício Oliveira que ministrou a palestra sobre “Sexualidade e Longevidade”, um tema muito discutido que ainda gera preconceitos na sociedade.  

O psicólogo Fabrício Oliveira participa do I Fórum de Estudos do Envelhecimento, com o tema: VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA: realidades e desafios.

O Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso Fabrício Oliveira foi convidado a ministrar uma palestra sobre “Violência a Pessoa Idosa” no I Fórum do Envelhecimento na Universidade Federal da Paraíba realizado pela Liga Acadêmica de Gerontologia em Fonoaudiologia – LAGEFON. O Psicólogo trouxe gráficos atuais disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Humano de Brasília com dados de todo território Brasileiro.

Longevidade, transformações, impactos e perspectivas foram discutidos no IV Congresso Internacional de Envelhecimento Humano

O Psicólogo e pesquisador  de estudos sobre o Envelhecimento Humano Fabrício de Oliveira ministrou o curso sobre “Sexualidade na Velhice”.

DSCN0559

“Minha ex-professora e orientadora de meu Trabalho de Graduação a Doutora Regina Formiga, me parabenizando pelo meu sucesso”. 

DSCN0489

DSCN0524

DSCN0495DSCN0497DSCN0502DSCN0520congresso

DSCN0515

DSCN0525 DSCN0527 DSCN0529 DSCN0530 DSCN0531 DSCN0533 DSCN0534 DSCN0536 DSCN0539  DSCN0540DSCN0538 DSCN0541 DSCN0542

Alunas do curso “Sexualidade na Velhice”.

O psicólogo agradece o carinho de todas as participantes do curso e também a monitora Aline pelo apoio.

DSCN0543 DSCN0549 DSCN0552 DSCN0553 DSCN0554 DSCN0557

Longevidade, transformações, impactos e perspectivas serão discutidos no IV Congresso Internacional de Envelhecimento Humano

Os estudos sobre Envelhecimento Humano têm ganhado espaço cada vez maior no cenário nacional, provocando avanços e perspectivas no que concernem as pesquisas em gerontologia e o desenvolvimento de sociabilidade aliado à produção de conhecimento.

Devido ao processo de envelhecimento populacional, desafios constantes se tornam imprescindíveis para a transformação em termos de oportunidades e avanços na área do envelhecimento. Acompanhar as transformações e impactos produzidos por esse processo requer a necessidade de discussões interdisciplinares sobre valores, conceitos, relações, políticas públicas, entre outros.

A inserção social do idoso no ambiente do ensino superior, por exemplo, é fundamental para melhoria da autoestima e configuram processo de cidadania ativa, além de contribuir para o desenvolvimento de novas formas de produtividade acadêmica no país.

Nesse contexto, o IV Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (IV CIEH) acontecerá na cidade de Campina Grande nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2015 para debater a temática central “Longevidade, transformações, impactos e perspectivas” no processo de envelhecimento humano.

11986405_827879410666860_3821576452457613007_n

Psicologo Fabricio Oliveira - Cópia11952017_10203264835780225_3163515918671483381_n congresso

“Curso Sexualidade na Velhice”

A população idosa tem aumentado em todo mundo e principalmente no Brasil, e torna-se assim imprescindível compreender os aspectos relacionados à velhice e a sexualidade nesta fase da vida. Nesta fase as pessoas idosas estão em busca de uma melhor qualidade de vida e bem estar. O que se percebe, é que a escassez de informações sobre o processo de envelhecimento, assim como das mudanças na sexualidade em diferentes faixas etárias e especialmente na velhice, tem auxiliado a manutenção de preconceitos e, consequentemente geram muitas dificuldades para a vivência da sexualidade por pessoas nesta etapa da vida. O envelhecimento traz modificações importantes no que se refere aos aspectos físicos e emocionais das pessoas, porém os sentimentos não sofrem deterioração, podendo a sexualidade ser vivida até o fim da vida.  A sexualidade do idoso é normalmente um tema de difícil entendimento por parte da sociedade devido aos preconceitos, mitos, e tabus existentes na nossa cultura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s